20 de fevereiro de 2018

(Da esquerda para direita):
Dr. Fábio Leite Gastal (UNIMED), Dr. Paulo Brandão (SBAC), Dr. Francisco Eduardo Wisneski, (ABRAMGE), - Dr. Cláudio José Allgayer (CNS), Dr. Ivo Garcia do Nascimento (FBH), Dr. José Luiz Spigolon (CMB), Dra. Verá Lúcia Sampaio (FENASAÚDE)

ONA lança Manual de Acreditação versão 2018

Com a revisão do manual, a linguagem torna-se mais clara e objetiva, além de apresentar mudanças no método de avaliação e layout.

São Paulo, fevereiro de 2018 - Com o intuito de tornar o Manual mais prático e facilitar o entendimento dos requisitos exigidos, a ONA (Organização Nacional de Acreditação), responsável pela única metodologia de Acreditação totalmente brasileira, apresenta o Manual Brasileiro de Acreditação das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde - versão 2018. A nova versão foi lançada oficialmente durante a Reunião do Conselho de Administração da ONA, em janeiro de 2018. Após ser revisado e atualizado por um comitê técnico, o manual traz mudanças significativas.

O presidente e diretor-geral da ONA, Dr. Cláudio José Allgayer fala da importância do Manual para o setor de saúde: “A ONA busca melhorar a qualidade no atendimento dos serviços de saúde, visando a segurança do paciente. Procuramos, com a nova versão, melhorar o entendimento dos requisitos e com isso auxiliar as instituições de saúde a buscar ainda mais a excelência no atendimento”, explica.

Outra mudança é com relação ao termo “MA” (Manual de Acreditação) que não será mais utilizado. O Manual continua dividido por seções e subseções, porém, foram reorganizadas a fim de facilitar o entendimento.

Entre as Normas de Avaliação (NA) para diferentes tipos de serviços, duas novas foram incluídas: NA para Serviços Oncológicos e NA para Serviços de Medicina Hiperbárica. Ao todo o novo Manual traz normas de avaliação para 10 tipos diferentes de serviços de saúde.

O Layout do manual também foi remodelado, agora no formato espiralado e capa dura, proporcionando uma maior durabilidade no manuseio.

A Revisão do Manual contou com a participação de aproximadamente 70 profissionais da área da saúde, entre eles a equipe técnica da ONA, representantes das Instituições Acreditadoras Credenciadas e outros convidados. Foram feitas diversas reuniões, incluindo testes de campo para validação do novo método de avaliação em diferentes tipos de serviços.

Vale destacar que o Novo Manual de Acreditação recebeu a importante chancela da ISQua (Sociedade Internacional para a Qualidade do Cuidado em Saúde, na sigla em inglês). Com essa certificação, a metodologia e os padrões de qualidade de acreditação ONA são reconhecidos internacionalmente mantendo-a entre as melhores acreditadoras mundiais, e será válida até 2021.

A publicação está disponível no site da ONA:
https://www.ona.org.br/Produtos

Sobre a ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente. É reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. Com 18 anos de atuação e com quase 650 instituições certificadas, a ONA se consolidou como a principal metodologia de acreditação de saúde do país. Sua metodologia possui Normas de Avaliações para 16 diferentes tipos de serviços para saúde, tais como: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva, serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, serviços de processamento de roupas para serviços de saúde, programas de saúde e prevenção de riscos, serviços de dietoterapia e de manipulação, além de serviços oncológicos e hiperbárico. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação.